Para calcular o valor da sua empresa é preciso fazer o valuation. Saber o quanto a sua empresa vale não é interessante apenas para o empreendedor que decidiu vender o negócio, mas também para quem deseja atrair investimentos ou apenas melhorar ainda mais os resultados.
Valuation vem do inglês value, e quer dizer: valor. O processo de valuation exige um conhecimento bastante técnico, e por isso, vamos guiar os seus passos nesse artigo para que possa aplicar diretamente nos seus negócios.
Leia também: Quando minha empresa pode ser excluída do Simples Nacional?
Qual a definição de Valuation
O valuation é o processo que encontra o valor estimado das empresas através de uma avaliação que leva em conta a natureza do negócio, desempenho financeiro, condições econômicas locais, entre outras variáveis.
Por se tratar de uma análise aprofundada, é importante contar com a ajuda de um especialista da área. Mas, de qualquer forma, o empreendedor deve entender como o cálculo é feito para aplicar os conceitos em sua realidade.
Quando fazer uma valuation?
Como mencionamos, o valuation não é um processo necessário apenas para colocar uma empresa à venda. Confira as situações mais indicadas:
- Sucessão ou aposentadoria de seu fundador;
- Abertura de capital na bolsa;
- Entrada de novo sócio ou acionista;
- Procura por investimentos;
- Compra ou venda de partes entre sócios;
- Fusão;
- Aquisição;
- Propósitos legais e tributários.
A importância do processo de valuation
O mais importante no valuation é como ele determina se uma empresa tem um valor justo ou se compensa investir no negócio. Além disso, gera dados sobre a saúde financeira e contribui para a tomada de decisão embasada na realidade.
Quando o empreendedor sabe o verdadeiro valuation da sua empresa, fica mais fácil decidir onde investir e onde enxugar os custos.
Dessa forma, a estratégia que deriva do valuation pode ser a diferença entre continuar como está, atingir um sucesso além do esperado ou até mesmo fracassar por não conseguir implementar mudanças essenciais.
Saiba mais sobre: Fim da Eireli: entenda a mudança e o regime de Sociedade Limitada Unipessoal.
Como calcular o valuation da sua empresa?
Cada caso é um caso, e por isso, existem três formas de calcular o valuation das empresas, ou até mesmo uma combinação desses métodos. Vamos conferir:
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
No fluxo de caixa descontado há uma projeção do quanto a empresa pode gerar de caixa no futuro, sendo que os valores são trazidos para o presente com uma taxa de desconto. Para realizar o cálculo é preciso do fluxo de caixa previsto e da taxa de desconto.
Geralmente, a taxa de desconto é a soma dos custos do capital e riscos associados. Os tipos de ativo dão início a fluxos de caixa diferentes, a depender do grau de risco.
Múltiplos de mercado
Aqui vemos o exame das avaliações de empresas que se comparam, e portanto, é um método indicado para quando existem muitos dados à disposição ou para empresas que buscam um valuation de forma rápida e de interpretação mais fácil.
O método múltiplos de mercado não é indicado para empresas que não possuem muitos concorrentes, pois os dados de comparação são insuficientes.
Valor patrimonial
É a abordagem ideal para calcular o valuation de empresas que estão com problemas financeiros, pois geralmente o resultado é mais baixo. Funciona melhor com empresas que mantêm um controle financeiro organizado.
O resultado é sempre mais baixo porque não leva em consideração as projeções futuras e nem o valor de marca.
Conte com ajuda especializada
Viu como funciona o cálculo de valuation das empresas? Por se tratar de algo muito específico o melhor a se fazer é contar com a ajuda de quem entende a fundo o assunto.
Na Ativo Contabilidade os serviços contábeis são executados com sigilo e assertividade, e vão além do que o mercado está acostumado.
Portanto, entre em contato, fale com um de nossos especialistas e compreenda como podemos ajudar o seu negócio a se manter legalizado e continuar a crescer.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e curtir as nossas redes sociais para ficar ligado nas novidades que impactam o seu negócio.
Além disso, aproveite para ler também sobre: Como fidelizar clientes? 10 estratégias para encantar seus clientes.